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Com tanta atividade e variedade de mercadorias sob o mesmo teto, manter seus centros de distribuição protegidos contra incêndios e outros riscos à segurança da vida não é tarefa fácil.
Analistas de negócios projetaram que as vendas da Amazon, por número de itens vendidos, quase dobrarão até 2020. Há rumores de que, futuramente, a Amazon lançará um serviço de transporte completo para competir com a UPS e a FedEx.
Como a empresa faz isso logisticamente? Na maior parte, a resposta está em seus centros de distribuição – grandes armazéns localizados por todo o país, que recebem, armazenam e enviam produtos diretamente para as portas dos consumidores. Produtos que vão desde livros, celulares, até latas de Lysol.
O NFPA Journal conversou com Paul Pace, diretor de segurança e saúde ambiental da Amazon, sobre seus centros de atendimento e como eles estão protegidos.
O que exatamente é um centro de atendimento da Amazon? Quantos já existem e quantos estão sendo construídos?
É um local onde recebemos, armazenamos e despachamos produtos diretamente para o cliente. Existem cerca de 150 centros de atendimento em todo o mundo e 75 na América do Norte, sendo a grande maioria nos EUA. Somos uma empresa em crescimento, por isso esperamos que o número de centros aumente, para satisfazer as necessidades de nossos clientes.
Descreva as instalações.
Alguns centros tem cerca de 1,25 milhões de m², mas, em média, são 800.000 a um milhão de m², armazenando milhões de itens. Categorizamos os prédios pelo tipo de estoque que eles mantêm – itens de grande ou pequeno porte – e isso significa diferentes tipos de tecnologias, sistemas de transporte e formatos. Cada instalação emprega, em média, cerca de 1.500 pessoas em tempo integral.
Algo que todas as instalações têm que lidar é a manutenção da segurança, apesar de estarem localizadas em jurisdições diferentes, que adotam códigos e padrões diferentes. Como a Amazon faz isso?
Sempre começamos com o código ou padrão que o município esteja usando. Além disso, temos nosso próprio sistema operacional e procuramos configurar nossos centros de modo que haja pontos em comum entre eles, para que possamos compartilhar as práticas recomendadas e as coisas que aprendemos de uma instalação para outra.
Dê um exemplo de instalação que pode ser diferente de outras por causa da jurisdição onde está localizada?
A Califórnia é o exemplo óbvio. O código de construção do estado inclui disposições para proteger estruturas dos terremotos. Isso requer, por exemplo, que alvenaria e outros materiais de construção sejam testados para passar nos requisitos do código. Por isso, nossas instalações na Califórnia seguiriam essas regras, ao passo que, em áreas não sujeitas a terremotos, não.
O que é padrão em suas instalações, independentemente da localização, com base no seu sistema operacional?
Um padrão em todas as nossas instalações é a passarela para os funcionários, que atravessa toda a instalação. Nos certificamos de que ela seja muito ampla para que os funcionários possam percorrer o centro de distribuição com facilidade e rapidez – da entrada principal, a sala de descanso até os locais de trabalho – e que esteja a uma distância segura de qualquer máquina móvel ou outro equipamento.
Tradicionalmente, os armazéns vem sendo configurados para abrigar mercadorias que apresentam os mesmos riscos no armazenamento, ou pelo menos semelhantes. Nos centros de atendimento da Amazon, a gama de commodities é enorme. Como essas instalações são protegidas?
Temos muitos produtos diferentes dentro dessas instalações. Não armazenamos os produtos similares juntos. Nós os armazenamos por tamanho.
Você não encontrará todos os livros no mesmo lugar. Você encontraria alguns livros ao lado de celulares, por exemplo, ou junto a outros produtos menores. Ao organizar os estoques arbitrariamente em nossas bibliotecas, otimizamos o espaço cúbico o que disponibiliza mais espaço para armazenagem e atendimento dos pedidos dos clientes.
Com este sistema de armazenagem, é necessário um nível de segurança contra incêndios apropriado para o item de maior risco presente na instalação. Quando estivermos configurando um centro de distribuição, todas as alturas de rack e espaços de combustão e sistemas de sprinklers serão projetados e instalados de acordo com o maior risco de mercadoria que poderíamos ter lá. Isto é, não existem áreas do prédio com um sistema de supressão de incêndios menos robusto do que outras.
Quais seriam outros desafios para proteção dos centros de atendimento da Amazon?
Grande parte da proteção é garantida durante o projeto e construção das instalações. Uma vez em funcionamento, ela se concentra principalmente em proteger as pessoas dentro dela.
Fazemos amplo treinamento com nossos funcionários para ensiná-los sobre os riscos no local de trabalho, e temos um sistema forte para relatar possíveis riscos aos colegas e à administração.
Uma empresa do tamanho da Amazon certamente teria a capacidade de manter as brigadas de incêndio internas. Você tem brigadas de incêndio?
Não. Achamos que é melhor utilizar os serviços que estão presentes nas comunidades onde nossos centros de distribuição estão localizados.
Sempre que abrimos uma instalação, convidamos os departamentos de polícia e bombeiros locais a visitar as instalações, conhecer nossa equipe, fazer um tour. Construir esse relacionamento é muito valioso. Isso nos deixa mais confortáveis no caso de um incidente já que não será a primeira vez que eles entrarão em nossa instalação.
A ideia é que, não importa quão grande seja uma empresa, nos vemos como uma empresa local e queremos fazer parte das comunidades onde estamos.
Este artigo é um compilado do NFPA Journal, escrito por Angelo Verzoni, publicado em 1º de março/2018. Foto: Getty Images. https://www.nfpa.org/News-and-Research/Publications/NFPA-Journal/2018/March-April-2018/POV/Perspectives