Uma reorganização abrangente da edição 2019 da NFPA 13 resultou em uma ferramenta mais enxuta, mais clara e mais eficaz para a instalação de sistemas de sprinklers. Por DAVID HAGUE
(Conteúdo compilado do artigo publicado no NFPA Journal, em maio de 2018)
Há alguns anos, como parte da preparação para a edição de 2016 da NFPA 13 – Instalação de sistemas de sprinklers, os membros de um dos comitês da norma expressaram preocupação com as inconsistências identificadas no documento. A Norma existia desde 1896, passara por mais de 60 ciclos de revisão e crescera para quase 500 páginas. Os membros do comitê perceberam que, com todo esse processo de mudança, alguns capítulos se tornaram desproporcionalmente grandes e difíceis de serem utilizados e seguidos pelos usuários. Além disso, havia redundâncias, aumentando seu tamanho sem adicionar clareza. Os membros do comitê começaram a discutir a possibilidade de reestruturar a norma para tratar dessas questões.
O Comitê de Correlação do NFPA 13 observou essas preocupações e estabeleceu um grupo de trabalho para revisar todo o documento e torná-lo mais claro e fácil de usar. O resultado desse esforço é uma grande reorganização para a edição de 2019 da NFPA 13. Agora, as informações estão claramente separadas por assunto – tecnologia de sprinklers, forma de armazenamento, utilidade e assim por diante – e e organizadas na ordem de necessidade para qualquer pessoa que planeje a instalação de um sistema de sprinklers. O padrão foi reduzido para cerca de 400 páginas. No geral, a edição de 2019 oferece aos usuários uma ferramenta mais clara, mais concisa e mais eficaz.
A NFPA 13 será apresentada aos membros da NFPA na próxima Sessão Técnica, em junho de 2018, em Las Vegas. Prevê-se que a edição de 2019 da NFPA 13 será publicada ainda este ano com uma data efetiva em agosto.
Modernizando uma Norma importante
Como parte da reorganização de normas, o grupo de trabalho desenvolveu uma planilha mostrando cada seção do NPFA 13 em detalhes.
A planilha continha mais de 8.000 linhas e foi desenvolvida para ajudar o grupo de tarefas a acompanhar todas as linhas de texto da norma. Como parte da reorganização do documento por assunto, quase 500 linhas de texto redundante foram sugeridas para eliminação. Os capítulos foram renumerados.
As partes interessadas, que vão desde os usuários da norma, membros do comitê técnico e funcionários da NFPA, expressaram preocupação sobre a possibilidade de encontrar informações familiares na norma reorganizada. Se um usuário quisesse saber onde residiam os requisitos para sprinklers em salas de equipamentos elétricos (anteriormente Seção 8.15.11), onde eles procurariam? Preparamos um roteiro para a nova edição semelhante ao criado para a edição de 1999, quando as informações de armazenamento foram adicionadas à NFPA 13.
Permanece incerto onde essas informações serão fornecidas e em que formato, mas estamos trabalhando para criar um roteiro detalhado para que todas as seções da edição de 2016 possam ser encontradas e sejam contabilizadas na edição de 2019. O comitê técnico e o grupo de trabalho estão confiantes de que, com o uso regular da nova NFPA 13, os usuários poderão encontrar as informações de que precisam com muito mais facilidade e de maneira mais compreensível.
DAVID HAGUE é diretor engenheiro de proteção contra incêndio da NFPA.
Fotografia : Adrienne Albrecht