Sistemas

Sistemas fixos de combate a incêndio

Soluções em proteção contra incêndio para ambientes com alto valor agregado operações críticas, onde uma parada na produção traria perdas irreparáveis e custos altíssimos: Data Centers, serviços de telefonia, parada em linhas de produção ou emissão de notas fiscais. Veja a seguir:

Sistema fixo de combate a incêndio com CO² (gás carbônico)

O sistema fixo de combate a incêndio com CO² é formado por cilindros do gás conectados a uma tubulação que vai até a área a ser protegida. Com acionamento automático ou manual, o sistema é projetado para atender às características específicas de cada situação com a máxima eficiência e economia.

Uma vez que o sistema seja acionado, o CO² é liberado atravessa a rede de tubos que termina em bicos difusores que pulverizam o gás sobre a superfície em chamas.

O sistema de CO² é indicado para incêndios de classe B e C.

Numa descargada do sistema de CO² para inundação total de áreas ocupadas por pessoas, é necessário que seja feita a evacuação antecipada do ambiente pois o CO² reduz a concentração de oxigênio no ar e combate ao incêndio por resfriamento e abafamento.

No caso de sistemas dotados de atuação automática, um dispositivo de retardo do disparo, associado a alarmes visuais e sonoros, além de aromáticos, deve ser instalado de modo a permitir a desocupação segura do local, antes do lançamento do agente no ambiente.

Aplicações do CO²:
– equipamentos individuais (impressoras, tanque de têmpera, fornos, laminadores)
– salas de geradores e transformadores
– fitotecas
– equipamentos de processos químicos
– aplicações marítimas (casa de máquinas, áreas de carga, depósitos de inflamáveis)
– cabines de pintura

Sistema fixo de combate a incêndio com FM-200 (HFC 227)

O sistema fixo de proteção contra incêndio com FM-200 utiliza o agente gasoso heptafluorpropano que atua na reação química do fogo.

O gás FM-200 extingue incêndios das classes A, B e C com alta eficiência e rapidez.

O FM-200 é chamado de agente limpo por não ser corrosivo nem combustível e não reage com outras substâncias. Nas dosagens indicadas e considerando-se o abandono da área em até 5 minutos, o sistema permite sua descarga em ambientes ocupados por pessoas, sem danos à saúde nem às instalações e equipamentos.

Interligado a uma central de detecção e combate a incêndio, o acionamento do sistema de gás FM-200 pode ser manual ou automático.

O agente extintor FM-200 é fornecido com certificado emitido pela Dupont, para a aplicação específica de combate a incêndios e é projetado e instalado de acordo com os requisitos da norma NFPA-2001 – “Clean Agent Fire Extinguishing System”.

Aplicações do FM-200:
– Data Centers
– Salas de Mídias
– Instalações de Telecomunicações
– Salas de Controle
– Hospitais
– Prédios históricos

Sistema fixo de combate a incêndio IG-541 (Inergen) marca registrada da ANSUL

O sistema de proteção contra incêndio com gás IG-541 é capaz de extinguir o fogo com a redução do oxigênio no ambiente a um nível abaixo do ponto de sustentação da combustão. O IG-541 é um composto de gases naturais da atmosfera – Nitrogênio (52%), Argônio (40%) e Dióxido de Carbono (8%).

O sistema de proteção com IG-541 permite a respiração com baixos níveis de oxigênio devido à concentração do dióxido de carbono presente na composição, que atua no aumento da capacidade de absorção do oxigênio pelo organismo humano.

Ao contrário de outras substâncias químicas que permanecem ativas na atmosfera por um longo tempo, o gás extintor IG-541 não contribui para o aquecimento global nem representa risco para a camada de Ozônio, não é tóxico e não produz subprodutos perigosos.

O IG-541 é ideal para proteção de áreas que exigem um agente não-tóxico, normalmente ocupadas por pessoas.
Aplicações:
– Salas de computação
– Pisos falsos
– Fitotecas
– Áreas de processos
– Salas de controle
– Áreas normalmente ocupadas ou não, contendo equipamento elétrico ou eletrônico sensível ou insubstituível.

Sistema de combate a incêndio com NOVEC 1230

O sistema de proteção contra incêndio com Novec ™ 1230, da 3M ™ é um agente limpo, incolor e inodoro. O Novec 1230 funciona como um gás, no entanto, é um líquido à temperatura ambiente que extingue o fogo por resfriamento
Armazenado em cilindros na sua forma líquida, o Novec 1230 vaporiza imediatamente após a descarga, inundando totalmente o ambiente protegido e absorvendo calor melhor do que água.

Devido ao seu reduzido impacto ambiental, é o agente químico ecologicamente mais aceitável, dentro da linha dos halocarbonos substitutos ao Halon. Seu tempo de vida na atmosfera é de 5 dias. Uma alternativa mais próxima é 33 anos.

Aplicações do sistema Novec 1230:
– Centros de processamento de dados/CPDs
– Data centers
– museus
– telecomunicações
– aviação comercial e militar
– laboratórios
– salas de arquivos

Sistema de combate a incêndio com ÁGUA NEBULIZADA

O sistema de proteção contra incêndio com água nebulizada consiste na supressão das chamas através da descarga de uma névoa fina de água, em alta velocidade.
A névoa de água é produzida pelo sistema que ativa um conjunto de cilindros de água potável, em alta pressão, através dos aspersores e pulverizadores. A névoa de água é descarregada em alta velocidade por meio de bombas ou acumuladores de alta pressão.

O sistema de água nebulizada utiliza três mecanismos para combater o fogo: refrigeração, bloqueio de calor radiante e redução do oxigênio local.

Em comparação com os sistemas de sprinklers tradicionais, o sistema de água nebulizada utiliza até 90% menos água, para a mesma aplicação, com desempenho equivalente ou superior.

Aplicações do sistema de água nebulizada:
– patrimônio cultural
– hospitais
– túneis
– estações de metrô
– indústria de alimentos
– geração de energia
– naval e offshore

OUTROS SISTEMAS