Sistemas de sprinklers acima de tetos com painéis suspensos.

Tetos com painéis flutuantes

Sistemas de sprinklers para tetos com painéis flutuantes.

Condições para omitir sistemas de sprinklers acima dos tetos com forros flutuantes.

Recentemente, o departamento responsável por fornecer respostas a questões técnicas sobre a NFPA 13 – Instalação de sistemas de sprinklers, recebeu algumas perguntas sobre os requisitos de sprinklers para tetos com forros flutuantes.

A primeira pergunta que muitos têm é se a NFPA 13 define forros com painéis suspensos (cloud ceilings). Referindo-se à edição de 2016 ou posterior, a resposta é sim. Os forros com painéis flutuantes são agora definidos como qualquer sistema de teto, não incluindo tetos inclinados, instalados no mesmo plano, com aberturas horizontais para a estrutura acima, em todos os lados. Os tetos com painéis flutuantes agora são abordados na Subseção 9.2.7 da edição de 2019, que fornece os requisitos específicos de instalação de sprinklers para tetos com painéis flutuantes.


A principal lição desta seção é que os sprinklers podem ser omitidos acima dos limites máximos de suspensão, quando quatro condições são atendidas:

  1.  a área total combinada das aberturas ao redor do forro é menor ou igual a 20% da área do teto, estrutura ou superfície usada para determinar os limites do espaço. A intenção desta disposição é garantir que as aberturas ao longo de uma parede ou entre os painéis não sejam muito grandes. O comportamento do fogo mostrou que, quando as aberturas são muito grandes, o calor se acumula acima das painéis de forro.

Os sprinklers instalados no teto inferior devem ser ativados quando a dimensão de abertura não for maior do que 1 polegada por pé de elevação acima do piso. Quando a abertura é muito grande, o espaço acima do teto não deve ser considerado um espaço oculto.

2. a largura do painel de forro, a largura da abertura entre as painéis e a área máxima de proteção do sprinkler estão todas de acordo com a Tabela 9.2.7.1. O principal conceito a ser entendido aqui é que, para cada pé vertical entre o piso e o painel de teto, há uma polegada de separação permitida entre tetos com painéis flutuantes, sem ter que instalar sprinklers acima do painel (no teto estrutural). Em outras palavras, se você tiver uma distância de 10 pés entre o piso e o teto estrutural, e a distância entre os painéis de teto (ou o painel e a parede) for de 10 polegadas ou menos, os sprinklers podem ser omitidos acima do painel . A linguagem do anexo associado fornece uma equação simples para determinar a coluna apropriada a ser usada na Tabela 9.2.7.1.

  •  os requisitos da 9.2.7.2 devem ser atendidos. Eles incluem:
    • Todos os sprinklers precisam ser sprinklers padrão de resposta rápida ou sprinklers suspensos de cobertura estendida ou vertical.
    • A altura do teto não pode exceder 20 pés.
    • O espaçamento máximo e a área de proteção não podem exceder os requisitos de espaçamento máximo para ocupações de risco leve fornecidos na Tabela 10.2.4.2 (a), ou ocupações de risco comum, conforme fornecido na Tabela 10.2.4.2.1 (b).
    • Quando forem usados ​​sprinklers de cobertura estendida, a distância máxima entre os sprinklers não pode exceder 4,88 metros.
    • Correlacionando com a definição, os painéis de forro são obrigados a ter uma construção de teto liso.Para painéis de formato irregular (isto é, não retangular), a largura mínima deve ser a menor dimensão de largura do painel suspenso, e a lacuna entre painéis ou paredes adjacentes deve ser a maior dimensão.
  • os espaços acima dos painéis de forro do teto devem conter materiais não combustíveis ou de combustão limitada com carga mínima de combustível.

Esses requisitos são baseados nos resultados de um projeto da Fundação de Pesquisa de Proteção contra Incêndios 2013 que analisou o impacto dos tetos com painéis suspensos nos limites de atuação do sprinkler com a intenção de determinar requisitos de instalação de sprinklers para grandes conjuntos de painéis.

Compilado do artigo do NFPA Journal, de JACQUELINE WILMOT, engenheira sênior da NFPA, Building & Life Safety. Publicado em 1º de maio de 2019. Foto: ARMSTRONG CEILING & WALL SYSTEMS

https://www.nfpa.org/News-and-Research/Publications-and-media/NFPA-Journal/2019/May-June-2019/In-Compliance/NFPA-13