Sistemas fixos de combate a incêndio com gases inertes.
Os gases inertes no combate a incêndios são indicados para proteção de espaços e equipamentos específicos, pois utilizam agentes limpos e não asfixiantes. Instalações como Data Centers ou Museus necessitam de uma proteção contra incêndio que não danifique seus valiosos e insubstituíveis acervos assim como muitos outros tipos de ambientes.
Mas afinal, o que são gases inertes, quais as aplicações e os diferenciais desses elementos quando o assunto é sistemas de supressão de incêndio? Siga a leitura e saiba mais sobre o uso dos gases inertes no combate ao fogo.
O que são gases inertes?
Os gases inertes são elementos naturais encontrados na nossa atmosfera: Nitrogênio(N2), Hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), Criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn) – também chamados de gases nobres. Uma vez que esses gases – em condições normais de temperatura e pressão – não reagem quimicamente com outras substâncias, daí serem chamados de inertes.
Algumas características dos gases inertes:
- inodoros, incolores, não corrosivos, não combustíveis e não condutores de eletricidade
Como os gases inertes atuam na supressão de incêndios?
Os gases inertes, uma vez descarregados pelo sistema de supressão de incêndios, atuam na redução do oxigênio levando-o a níveis abaixo do necessário para a combustão. Uma redução do oxigênio ao nível entre 15% e 12% é suficiente para extinguir o fogo e, ainda assim, permitir a presença de pessoas durante a sua descarga.
O combate a incêndio com gases inertes é uma opção limpa e bastante segura quando comparado ao uso da água e outros produtos químicos, pois não danifica as instalações, acervos e equipamentos e, ainda, não necessita nenhum tipo de limpeza após o disparo, uma vez que não deixa qualquer resíduo.
Como funciona um sistema de combate a incêndio com gás inerte?
O sistema inerte é composto de cilindros de aço pressurizados contendo o gás extintor. Ligados a uma tubulação, levam o produto até os bicos difusores estrategicamente distribuídos no ambiente.
Um projeto personalizado de sistema para combate com gás inerte irá dimensionar a rede de tubos e bicos difusores para a descarga homogênea do agente extintor em toda a área protegida. As concentrações são específicas para combate do fogo de classes A, B e C.
➔ Eventuais alterações de volume ou no trajeto da tubulação poderão exigir ajustes no tamanho dos bicos difusores ou mesmo na quantidade de cilindros.
Com um sistema de detecção e alarme conectado ao sistema de supressão a descarga acontece em menos de 60 segundos com a inundação total da área, e o disparo do agente extintor tanto pode ser manual como automático.
Algumas vantagens do combate a incêndio com gás inerte:
- a armazenagem em cilindros como gás.
- seguro para pessoas e indicado para áreas ocupadas
- permite a visibilidade necessária para evacuação
- não danifica equipamentos eletrônicos
- não requer limpeza após a descarga – não deixa resíduos
- não gera reações químicas
- não tóxicos e não poluentes
- seguro para o meio ambiente – sem risco de ser banido
- baixos custos de instalação e recarga
Quais as aplicações da proteção contra incêndio com gases inertes?
A proteção contra incêndio com gases inertes é indicada para ambientes fechados e locais com acervos ou equipamentos de alto valor e onde o uso da água ou agentes tóxicos seriam tão prejudiciais quanto o próprio fogo. Também é indicada para ambientes com pessoas já que as rotas de fuga permanecem visíveis durante e após sua descarga:
- data centers
- salas de controle
- centros de telecomunicações
- petroquímicas
- indústria farmacêutica
- instalações hospitalares
- museus
- galerias de arte
- bibliotecas
- arquivos de registros
Quais gases inertes são usados em sistemas de supressão de incêndio?
Os sistemas com gás inerte utilizam os seguintes agentes para supressão:
● IG-01 – 100% Argônio, o IG-01 é um gás de alta densidade, sem misturas, o que facilita a sua recarga
● IG-100 – 100% Nitrogênio, o IG-100 é um agente extintor que oferece excelentes condições de pressurização sendo largamente usado em sistemas de combate a incêndio
● IG-55 – composto por 50% Argônio e 50% Nitrogênio, essa mistura oferece alta eficiência mantendo as propriedades individuais de seus componentes
● IG-541 – também conhecido como Inergen, o IG-541 é um composto de 50% Nitrogênio, 42% Argônio e 8% CO2. É armazenado em cilindros de alta pressão que podem ser instalados até 100 metros da área protegida
Todos esses agentes são mundialmente aceitos, pois apresentam um desempenho seguro tanto na supressão do fogo como na proteção do meio ambiente. Eles são projetados para descarga em concentrações específicas com distribuição rápida e uniforme na sala atingindo a concentração máxima em até 60 segundos.
Manutenção de sistemas de gás inerte
Indica-se a inspeção trimestral, semestral e testes anuais de integridade do sistema e sempre que houver qualquer alteração de projeto na sala protegida.
Conclusão
Os sistemas de combate a incêndio com gases inertes apresentam muitos pontos positivos na proteção de edificações, equipamentos e de pessoas e seu desempenho é excelente nos quesitos segurança, economia e proteção ao meio ambiente. Por tudo isso, são altamente recomendados na supressão do fogo.
Nós, da Servex Tecnologia, oferecemos ao mercado uma larga experiência em projetos, instalação e manutenção de diferentes sistemas de supressão de incêndio para os segmentos da indústria, comércio, construção civil, centros de distribuição, data centers e restaurantes.
Para saber mais sobre esses e outros sistemas, fale conosco! Ligue (51) 3737-0770, Whatsapp (51) 8953-2606 ou pelo e-mail servex@servex.eng.br
Será um prazer ajudar!