Pesquisar
Close this search box.

artigos

SDAI – Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio

Qual o sistema mais indicado para o seu espaço?

Os sistemas de detecção e alarme permitem que sejam tomadas as primeiras providências para o controle do fogo e evacuação do prédio, até a chegada dos bombeiros. Quanto mais rápido um princípio de incêndio for descoberto, mais chances de controlá-lo, reduzindo perdas de patrimônio e protegendo vidas.

Eles são classificados como endereçáveis ou convencionais. E qual sistema escolher?

 

Sistema de detecção convencional –

É ideal para casos onde não há necessidade de determinar com grande precisão a localização do foco de incêndio, e sim uma área/região protegida por este equipamento.

Os detectores, estrategicamente instalados, são acionados pela fumaça e enviam aviso para um painel central. Nele é possível verificar em qual setor ocorreu o sinistro (ex: 3º piso), porém, não é possível identificar o ponto exato do evento (ex: apartamento X).

É comumente usado em condomínios e instalações de pequeno porte que requerem poucos dispositivos.

 

Sistema de detecção endereçável –

Sua operação é similar ao convencional porém este sistema endereçável oferece precisão sendo capaz de informar o ponto exato do princípio de incêndio.

Os dispositivos de detecção são identificados por números (“endereços”). Quando um dispositivo é acionado, a central faz o alerta e informa qual dispositivo foi disparado, o que permite identificar a localização exata do foco de incêndio.

É o sistema de detecção mais indicado para ambientes que exigem rapidez na contenção do incêndio para a evacuação de pessoas: hotéis, hospitais e outras instalações onde se encontram pessoas incapacitadas por motivos de saúde, por exemplo.

 

A instalação e manutenção de sistemas de detecção e alarme são regulamentadas pela NBR 17240.

Seja criterioso ao contratar o fornecedor para montar o seu sistema de detecção e alarme. Busque empresas com equipes qualificadas e utilize equipamentos certificados, que estejam dentro dos rigores normativos.

 

E lembre-se: fazer a manutenção periódica preventiva deixa seu sistema sempre em condições de operação.

Em caso de dúvida, entre em contato com nosso atendimento.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp