artigos

Sistema de detecção de fumaça por amostra de ar – VESDA

Como o sistema VESDA funciona e quais são as suas vantagens.

O sistema de detecção por amostra de ar VESDA possui alta sensibilidade sendo capaz de detectar a fumaça em níveis mínimos. Isso permite ações de segurança em tempo para proteção de pessoas e evitando que o incêndio se alastre por mais tempo.

Como o sistema funciona:

Tubulações instaladas ao longo de uma área protegida aspiram amostras do ar, continuamente, através de pequenos orifícios para uma câmara de amostragem. Esta, por sua vez, através de um sensor a laser, é capaz de detectar se existe a presença de partículas de fumaça suspensas no ar, mesmo antes que estejam visíveis a olho nu. O alarme pode ser programado para um maior ou menor nível de sensibilidade.

Inicialmente, o sistema faz a filtragem das amostras de ar para evitar falsos alarmes. A seguir, passando por um detector a laser, o sistema emitirá alarme caso seja detectada presença de fumaça e acionará o sistema de alarme de incêndio, ou supressão(se existir).

Vantagens:

O VESDA opera perfeitamente em ambientes com temperaturas extremas ou onde a qualidade do ar é ruim: desde áreas de operação com muita sujeira (como mineração, p.ex) ou extremamente limpas (p.ex: salas de controle), em espaços amplos e abertos ou confinados.

Especialmente em instalações onde a evacuação é crítica, com a presença de acamados, idosos, crianças ou onde há reunião de grande público como shopping centers e estádios, a detecção precoce VESDA permite um tempo maior para procedimentos de evacuação.

Outro fator diferencial para o VESDA é que ele permite que o design do ambiente seja preservado, pois a instalação pode ser ocultada utilizando tubos de amostragem quase imperceptíveis. Ideal para galerias de arte e museus, por exemplo.

É, sem dúvida, um componente importante para garantir a continuidade dos negócios e a segurança das pessoas.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp