Sistema fixo de combate a incêndio com CO² (gás carbônico)
O sistema fixo de combate a incêndio com CO² (dióxido de carbono) atua pela redução do nível de oxigênio no ambiente. É um sistema de rápida ação, não deixa resíduos, não corrosivo, inodoro e não conduz eletricidade.
O sistema de CO² é formado por cilindros do gás conectados a uma tubulação que envia o agente extintor até a área a ser protegida. Uma vez que o sistema seja acionado, o CO² é liberado e atravessa a rede de tubos até os bicos difusores que pulverizam o gás para extinção do fogo.
Com acionamento automático ou manual, o sistema é projetado para atender às características específicas de cada situação com a máxima eficiência e economia.
O sistema de CO² é indicado para incêndios de classe B e C.
Numa descargada do sistema de CO² para inundação total de áreas ocupadas por pessoas, é necessário que seja feita a evacuação antecipada do ambiente pois o CO² reduz a concentração de oxigênio no ar e combate ao incêndio por resfriamento e abafamento.
No caso de sistemas dotados de atuação automática, um dispositivo de retardo do disparo, associado a alarmes visuais e sonoros, além de aromáticos, deve ser instalado de modo a permitir a desocupação segura do local, antes do lançamento do agente no ambiente.
Aplicações do CO²:
O sistema de supressão de incêndio com CO² é indicado para proteção de:
- dutos de ventilação em cozinhas de restaurantes e industriais
- salas de geradores e transformadores
- fitotecas
- depósito de produtos inflamáveis
- aplicações marítimas (casa de máquinas, áreas de carga, depósitos de inflamáveis)
- cabines de pintura