artigos

Sistemas de Proteção Passiva contra incêndio

Os sistemas de proteção passiva são recomendados para todos os projetos de construção. Em caso de incêndio, poderão evitar o avanço da fumaça e gases tóxicos por toda a instalação, reduzindo danos e protegendo vidas.

É comum a presença de tubos, cabos, furos e juntas nas paredes dos edifícios. Por vezes, eles criam passagens de ar que, em caso de incêndio, irão conduzir a fumaça e o fogo entre ambientes, amplificando perdas.

E é aqui que entra a Proteção Passiva: produtos antifogo específicos são aplicados nos materiais e em aberturas ou passagens “invisíveis” fazendo a vedação destes pontos e de outros espaços existentes entre pavimentos, paredes e tetos da edificação. Da mesma forma, tintas e vernizes especiais, protegem eletrocalhas e tubos de passagem de cabos evitando sua destruição.Estes produtos criam barreiras que evitam ou impedem a propagação do fogo de um ambiente para outro.

A proteção passiva pode ser feita por compartimentação horizontal ou vertical. A compartimentação horizontal evita que o incêndio se alastre no mesmo pavimento. A vertical, evita o alastramento entre pavimentos.

É possível fazer a vedação de vãos ao redor de portas, portas corta-fogo e elevadores através da aplicação de tiras intumescentes*.

*Produtos intumescentes reagem com a exposição ao calor. Em temperaturas superiores a 200°C, iniciam um processo de expansão volumétrica, eles incham, provocando uma isolação térmica. Essa expansão volumétrica oferece a resistência necessária à ação do fogo causado por incêndios.

A aplicação de intumescentes deve seguir as Normas Brasileiras (NBR) aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

 ABNT NBR 14323:1999 – Dimensionamento de Estruturas de Aço de Edifícios em Situação de Incêndio;

ABNT NBR 14432:2001 – Exigências de Resistência ao Fogo de Elementos Construtivos de Edificações;

ABNT NBR 5628:2001 – Componentes Construtivos Estruturais – Determinação da Resistência ao Fogo.

Existe uma ampla gama de produtos antifogo na proteção passiva que se adaptam as necessidades, atendendo as diferentes características de cada construção, dentre eles:

  • selantes e pinturas corta-fogo,
  • espuma expansiva intumescente, e outros.

As aplicações são diversas. Para saber mais, clique aqui -> https://bit.ly/38dJYdv

A proteção passiva tem extrema importância numa construção haja vista sua capacidade de minimizar um incêndio e, sobretudo, de proteger vidas.

(Foto: Hilti)

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp